Jaguaribe e Ipitanga: Subsídios para gestão ambiental de bacias hidrográficas
Pagina Inicial SAC Equipe

Apresentação

As bacias hidrográficas de Jaguaribe e Ipitanga, situadas no município de Salvador/BA, juntas possuem área de aproximadamente 120 km2 que correspondem a 38% da área terrestre do município, segundo PDDU (SALVADOR, 2004). São áreas de grande importância, por ainda apresentarem resquícios da Mata Atlântica, por serem áreas turísticas de beleza cênica inigualável, pela existência de mananciais com pontos de captação, reserva e tratamento de água para abastecimento público, pelo uso agrícola e ainda por constituírem uma região com necessidade de preservação.

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de estudos integrados entre os ecossistemas aquáticos e terrestres em função da qualidade da água.

Bacias dos rios Jaguaribe e Ipitanga, pontos de amostragens de solo e água, hidrografia, ecossistemas lacustres e microbacias

As microbacias hidrográficas foram delimitadas automaticamente por meio das ferramentas de hidrologia presentes na extensão Spatial Analyst do ArcGIS. A partir do arquivo com os pontos de foz de cada microbacia e do arquivo com a direção de fluxo da água, gerado pelo ArcGIS, por meio de sua extensão ArcHydro a partir do modelo digital de elevação com consistência hidrológica, o programa delimitou a área de contribuição para cada ponto de foz, definindo os limites das microbacias.


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Copyright © 1994-2008 - Atualizado em 04-12-2008
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.